HELP – PORTRAIT

Novembro 28, 2012 — 3 comentários

HELP-PORTRAIT traduzido à letra poderia ser qualquer coisa como Retrato-Ajuda.
e como é que um retrato ajuda? para que pode ser útil uma fotografia? como podem fotógrafos contribuir para uma causa, fazer a diferença na vida de alguém?

o Help Portrait surgiu nos EUA, com o intuito de reunir fotógrafos um pouco por todo o mundo, dispostos a usar as suas valências em prol da sua comunidade local.
trata-se de um evento cujo objectivo não é o de tirar fotografias e sim o de OFERECER FOTOGRAFIAS – a indivíduos e/ou famílias que de outra forma não teriam acesso a esta oportunidade – agora.
pessoas que talvez nunca tenham sido fotografadas, nunca tenham sentido a adrenalina dos preparativos de uma sessão totalmente dedicada a realçar a sua beleza, que nunca tenham tido a possibilidade de abraçar uma lembrança do potencial que naquele momento expressam.

é um evento totalmente organizado por voluntários que em torno desta missão identificam comunidades-alvo e tornam este evento uma realidade. equipas compostas de fotógrafos, amantes de fotografia, maquilhadores, gentes de coração disponível a fazer destes momentos um sucesso para todas as partes.

os testumunhos das edições anteriores são inspiradores e, em histórias contadas na primeira pessoa, demonstram o valor que a iniciativa acrescenta aos indivíduos e comunidades envolvidas: voluntários e retratados.


d
a minha experiência enquanto voluntária na edição de 2011, em Lisboa no bairro da Cova da Moura, recordo o entusiasmo da descoberta em que cada uma das pessoas envolvidas vibrava. acompanhei a montagem do espaço, a recepção dos primeiros inscritos, o trabalho de bastidores das maquilhadoras e pós-produção, a curiosa tarefa de pacientemente conduzir algumas irrequietas crianças – aceleradas pelo empolgar de tanta novidade: luzes, fios, câmaras, computadores, pincéis, cremes, …
famílias inteiras que se reuniram para guardar para a posteridade a alegria de ali estarem juntas, casais jovens com os seus primeiros filhos, mães cúmplices, irmãos compinchas, meninas que sonham com o estrelato. cada fotografia realizada foi entregue, em mãos, devidamente emoldurada para a eternidade.
juntei-me à equipa organizadora de véspera e apenas pude colaborar durante as primeiras horas – nada que me impedisse de me sentir bastante bem acolhida e regressar a casa de coração cheio. as fotos deste artigo foram as que tive oportunidade de realizar, em ambiente de bastidor, enquanto por lá estive.

deixo-vos o inspirador video da nossa edição de 2011, realizado pelo Luís Leonardo:

.

e a referência para o site oficial help-portrait.com que reúne toda a informação dos eventos espalhados um pouco por todo o mundo, onde hoje encontrei mais esta pérola:

.

dia 08 de Dezembro estaremos no Centro Social da Musgueira para mais um proliferar de sorrisos : ) quem se quiser juntar à equipe deste ano, envie-me um e-mail que encaminharei o contacto para a coordenação da equipe-a-postos.

.

Trackbacks and Pingbacks:

  1. em contagem decrescente | com‿memorare - Dezembro 5, 2012

    […] o Help-Portrait Lisboa! ontem no Diário de […]

  2. velocidade do tempo « com‿memorare - Janeiro 30, 2013

    […] próximo artigo partilharei imagens, palavras e sentires sobre o tão belo evento Help-Portrait – sobre o qual já vos falei em anteriores partilhas – este ano ainda mais […]

  3. sorrisos no Centro Social da Musgueira (Help-Portrait 2012) « com‿memorare - Fevereiro 16, 2013

    […] e sobre o evento de 2012: aqui. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s