* bom dia *

Abril 10, 2013 — 2 comentários

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já há vários anos que sou fã dos batidos verdes. em criança só a palavra batido já gerava um certo mau estar, pensando na clássica mistura de leite, fruta e açúcar. a transição para os verdes, numa textura cremosa e poderosa trouxe-me até outra dimensão!ora mais densos ora mais sumarentos, o meu corpo desconhece melhor pequeno-almoço :)
em alturas em que tinha muita fome ao acordar, os batidos tinham sempre uma boa porção de cereais cozinhados (arroz integral, millet, quinoa, …). não havia inverno que me desmotivasse a saltar porta fora, nem durante os rigorosos tempostosos climas europa afora. enquanto vivíamos na caravana tínhamos uma liquidificadora muito pequenina, e o truque era cortar tudo em pedacinhos pequeninos.

comecei a fotografar esta pratica diária no dia 01 de Abril, motivada por uma amiga e seguindo o desafio deste site: Simple Green Smoothies, onde podem encontrar imensas receitas deliciosas. seguem as fotos dos 10 batidos deste mês, partilhadas como inspiração para pequenos-almoços enérgicos, saudáveis, coloridos e divertidos!

sm 01 sm 02 sm 03 sm 04 sm 05 sm 06 & 07 sm 08 sm 09 sm 10

o meu corpo gosta de batidos crus, cheios de verdes, germinados, sementes, raízes, …
acredito que cada pessoa encontrará a sua melhor fórmula, consoante a sua condição presente, condição desejada e a estação do ano.
nesta fase do ano, alguns ingredientes que não dispenso:
gengibre * bagas de goji * sementes de chia * frutos secos * germinados * vinagre de ameixa umeboxi
por vezes adiciono algas, cereal e proteína previamente cozinhados. no verão aproveito as frutas mais doces e aquosas e nunca dispenso verdes, verdes, verdes.

uma vez que não é a minha única refeição do dia, e a simplicidade ajuda a digestão, tenho especial cuidado para não misturar demasiadas coisas. de qualquer maneira, o corpo dita sempre o que mais gosta – em digestões mais suaves ou atribuladas, movimentos peristálticos, …
se por um lado o pequeno almoço é a refeição onde somos mais receosos a experimentar alterações é também, e sinto pela minha experiência, a refeição que provoca um maior impacto no nível de energia disponível ao longo de todo o dia. atrevam-se a fazer mudanças e a testar como se sentem. experimentem uma semana, duas semanas, …  o que vos for razoável e deem-se oportunidade de se surpreenderem.
e de se divertirem :)
* bom dia, todo o dia *

2 responses to * bom dia *

  1. 

    enquanto escrevia isto, ouvi um plim na minha caixa de e-mails.
    encontrei a querida Marta, na sincronia de partilhar os seus pequenos almoços :)
    ora espreitem: Começar o dia com um Super Smoothie de Cereais

  2. 

    outro , num exemplo tão descomplicado e animado de uma adorável família de 5:
    Afinal o que é um Green Smoothie?

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