** MENOS ÓLEO, MAIS CORAGEM **

Abril 8, 2018 — 2 comentários

 

temos poucos dias para travar a exploração de petróleo planeada para a costa vicentina! está aberto um periodo de consulta pública – até 16 de Abril – onde somos todos convidados a contribuir para a única forma de travar este insano projecto.

o processo de exploração de petróleo (fracking prospection), consiste em escavar e colocar explosivos em áreas onde haja potencial petróleo escondido debaixo do solo aquático. uma vez quebradas as rochas, é injectada água quente com diferentes compostos químicos para que – da desorganização causada pelas explosões – possa ser extraído com facilidade qualquer vestígio de petróleo.
esta técnica tem criado catástrofes em inúmeros locais, e tem um tempo de vida muito curto até que a produtividade desse furo desapareça. o local é destruido, abandonado e seguem-se para novas explorações em outras áreas. é uma operação física e energeticamente pouco rentável – já que toda a energia investida para extrair qualquer petróleo é quase equiparada ao total de petróleo gasto para a levar a cabo.
são ”investimentos estratégicos” pagos por todos nós e sobretudo pelo equilíbrio ecosistémico do planeta. riscos elevados para operações que financiam grandes coorporações, que nos colocam a todos debaixo de alvo para mais e mais catástrofes naturais.

é a voz de cada um de nós que agora importa! são as nossas vozes juntas que podem fazer a diferença. vamos dar corpo ao manifesto: marcha em LISBOA – 14 de Abril, 15H

mais informação:
Government issues further oil exploration licences off the Algarve coast
assinar petição:
ASMAA – Algarve Surf and Marine Activities Association is counting on you

 

 

2 responses to ** MENOS ÓLEO, MAIS CORAGEM **

  1. 
    Sonia Maria de Sousa Gonçalves Abril 8, 2018 às 6:43 pm

    Mana,

    Energeticamente não tem acento.

    Bjummm

    Sent from my iPhone

    >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s